Demitiu-se.
Sócrates demitiu-se num timing bom para a propaganda mas mau para o país.
Escolheu o momento da demissão por eleitoralismo e demagogia.
Iria ser demitido, todos sabíamos, pois deixara de gerar confiança dentro e fora de fronteiras. Os elogios que lhe faziam lá fora eram protocolares e instrumentais - iguais aos que lhe fizeram no PECI, PECII e PEC III e que, depois do PEC IV, lhe fariam no PEC V, no PEC VI e em todos os outros que empobrecessem o país para pagar aos credores franceses, holandeses, alemães, etc.
Mesmo com o PEC IV chumbado, só se devia ter demitido depois de resolver o problema de tesouraria do estado, da falta de dinheiro para pagar os salários e as obrigações externas.
As taxas de juros não dispararam quando se percebeu que os representantes do povo não iam aceitar o PEC IV sem contrapartidas para o país. As taxas dispararam quando Sócrates se demitiu e se percebeu que não tinha cuidado de nenhuma operação financeira para garantir o financiamento do estado sequer a curtíssimo prazo.
A AR não aprovou qq moção de censura e o momento da demissão foi irresponsável pois devia sê-lo depois de fazer o trabalho de casa QUE ESTÁ A SER FEITO AGORA ou, pelo menos, depois de ter falado verdade informando o país que a partir de Junho não havia dinheiro para salários.
Pode portanto, desde que após um esforço prévio para explicar esta ideia verdadeira, usar-se sem cerimónias o termo demitiu-se.
Por exemplo porque não dizer claramente que o Governo se está a DEMITIR das suas obrigações no que toca à implementação das portagens nas SCUTs e o faz por motivos de oportunismo eleitoral, demagogia eleitoralista. O governo não se pode DEMITIR de gerir os assuntos correntes do país.
O governo não se pode DEMITIR de chegar a acordo com a troika.
O governo não se pode DEMITIR da obrigação de pagar aos militares a tempo e horas.
O governo não se pode DEMITIR de falar verdade sobre as contas públicas.
Uma adivinha
ResponderEliminarComo é que o UK sabia que iam haver eleições em Junho?
PS. se fosse gentil e pusesse seguidores era uma delicia.
Cumprimentos
Karocha aka Manuela Diaz-Bérrio
Obrigado pela sugestão. Vou tratar disso.
ResponderEliminarEstou sem ideias para responder à adivinha (UK: United Kingdom, certo?).
Ajude.