terça-feira, 26 de abril de 2011

Demitiu-se





Demitiu-se.

Sócrates demitiu-se num timing bom para a propaganda mas mau para o país.

Escolheu o momento da demissão por eleitoralismo e demagogia.

Iria ser demitido, todos sabíamos, pois deixara de gerar confiança dentro e fora de fronteiras. Os elogios que lhe faziam lá fora eram protocolares e instrumentais - iguais aos que lhe fizeram no PECI, PECII e PEC III e que, depois do PEC IV, lhe fariam no PEC V, no PEC VI e em todos os outros que empobrecessem o país para pagar aos credores franceses, holandeses, alemães, etc.

Mesmo com o PEC IV chumbado, só se devia ter demitido depois de resolver o problema de tesouraria do estado, da falta de dinheiro para pagar os salários e as obrigações externas.

As taxas de juros não dispararam quando se percebeu que os representantes do povo não iam aceitar o PEC IV sem contrapartidas para o país. As taxas dispararam quando Sócrates se demitiu e se percebeu que não tinha cuidado de nenhuma operação financeira para garantir o financiamento do estado sequer a curtíssimo prazo.

A AR não aprovou qq moção de censura e o momento da demissão foi irresponsável pois devia sê-lo depois de fazer o trabalho de casa QUE ESTÁ A SER FEITO AGORA ou, pelo menos, depois de ter falado verdade informando o país que a partir de Junho não havia dinheiro para salários.

Pode portanto, desde que após um esforço prévio para explicar esta ideia verdadeira, usar-se sem cerimónias o termo demitiu-se.

Por exemplo porque não dizer claramente que o Governo se está a DEMITIR das suas obrigações no que toca à implementação das portagens nas  SCUTs e o faz por motivos de oportunismo eleitoral, demagogia eleitoralista. O governo não se pode DEMITIR de gerir os assuntos correntes do país.

O governo não se pode DEMITIR de chegar a acordo com a troika.

O governo não se pode DEMITIR da obrigação de pagar aos militares a tempo e horas.

O governo não se pode DEMITIR de falar verdade sobre as contas públicas.

2 comentários:

  1. Uma adivinha
    Como é que o UK sabia que iam haver eleições em Junho?


    PS. se fosse gentil e pusesse seguidores era uma delicia.
    Cumprimentos
    Karocha aka Manuela Diaz-Bérrio

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela sugestão. Vou tratar disso.

    Estou sem ideias para responder à adivinha (UK: United Kingdom, certo?).
    Ajude.

    ResponderEliminar